depoimento de Jovem Japonês sobrevivente do Ataque nuclear americano na cidade de Hiroxima
- filosofiarafael01
- 30 de out. de 2014
- 1 min de leitura
Shiniji Mukai
"Eu tinha 15 anos quando a bomba caiu. Trabalhava numa fábrica de espoletas e bombas navais, a três quilômetros do centro de hiroxima- no incío da guerra eu era estudante, mas, quando, a situação no japão se agravou em 1944, todos os estudantes passaram a trabalhar Em casa só moravam meus pais, eu e meu irmão mais velho, Shoji, que tinha 18 anos. Os outros quatro, menores de 14 anos, ficavam num sítio fora da cidade, onde só permanecia quem tinha de trabalhar.
No dia 6 de agosto de 1945, eu e Shoji saímos para trabalhar, por volta das 7 horas- ele nos escritórios dos estaleiros Mitsubishi, a 6 kilômetros do centro; eu na fábrica operando uma espécie de laminadora. Lembro-me da hora do estouro. Estava tudo tranquilo, como todos os dias. De repente, ouvi um barulho grande, que não sabia se era bomba, ou da fábrica desabando. Lembro-me de que fui arremessado a vários metros, mas só percebi isso ao acordar, tempos depois. Só tive forças para gritar. Um pouco mais tarde, quatro trabalhadores que estavam fora da fábrica na hora da explosão me encontraram e me arrastaram para fora. Estava com três costelas quebradas. Minha roupa estava coberta de Sangue- É que a máquina em que trabalhava tinha tombado sobre meu companheiro, esmagando-o. O sangue era dele.
Quando saí dos escombros, pensei que tinha morrido. Não conseguia entender nada, a fumaça cobria tudo e havia um cheiro forte que nunca tinha sentido. O centro da cidadeera uma imensa fogueira. Ainda pensei em meus pais, mas logo entendi que nunca mais os encontraria.
Comments