O Amor em questão ( ETEC)
- filosofiarafael01
- 24 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
O amor é uma atividade essencialmente humana no qual é representado de diversas maneiras possíveis. A sua presença ( ou até mesmo a sua onipresença) se mostra como um desafio para o entendimento humano. Precisamos de mentes brilhantes que se debrucem nesse assunto para avançarmos sobre o tema!!!
Proposta: Afinal, o que o amor significa para os homens?
Guia para a reflexão:
Escreva um texto de cunho filosófico, ou seja, buscando definir as qualidades fundamentais do Amor.
Elabore um rascunho com as seguintes reflexões básicas

3. A definição inicial diz respeito a ideia mais básica de amor, como por exemplo se ele é um sentimento, ou ele é um atributo da razão, ou mesmo a soma dos dois. Evite definições que sejam extremamente fechadas, fazendo com que você não possa argumentar a favor do aumento do rigor do conceito, mas ao mesmo tempo seja cuidadoso com as palavras, pois frases "soltas", "desconexas" ou mesmo com baixa precisão vão causar prejuízo no entendimento de seu texto.
4. "Os vários tipos de amor", representa o espaço no texto para que você possa colocar a ideia básica ( construida na definição inicial) em questionamento, pensando nas diversidade de maneiras, formas e jeitos que o amor pode se desenvolver na história da humanidade. Seja cuidadoso e evite descrições descompromissadas, ou seja, que não vão contribuir para que o texto adquira um caráter investigativo e crítico. Lembre-se: é neste momento que você está colocando em prática sua atividade crítica, pois está forçando o conceito a dialogar com a realidade!.
5. "A sua importância" refere-se ao momento em que o conceito apresentado incialmente adquiriu coerência, pois deixou de ser apenas um raciocínio vazio e dialogou com a realidade. Isso significa que você pode agora entender o papel que o amor possui na construção do homem ( singular) e na humanidade ( universal). Exponha, ou pelo menos tente, debater nestas duas esferas apresentadas ( singular\universal), lembrando que: o debate sobre o amor na humanidade ( amor universal) são sempre raciocínios genéricos, amplos, diferentes do amor entre homens (particulares), mais concretos, repletos de exemplos típicos do dia- a dia.
6. "A definição final" é o momento em que você coloca em questão a defninção inicial propondo uma melhora de seus termos ou você pode também defender novamente a sua ideia inicial, demonstrando que a diferença entre o começo (definição inicial) e o fim ( definição final) nada mais é que uma questão de detalhamento do tema.
Boa sorte mentes brilhantes!
Obs: Prazo: uma semana (31/05) , manuscrito, folha de almaço, letra legível.
Comments