top of page

Trabalhar para viver ou viver para trabalhar? ( 2º anos ETEC)

  • filosofiarafael01
  • 24 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

O mundo trabalho nos proporciona uma série de experiências particulares, ou seja, uma série de histórias que quando contadas e juntadas dificilmente elas podem ter um sentido comum, parecendo mais uma "salada" do que necessariamente um processo.

Mas o que significa a palavra processo?

Processo é um conjunto de atividades básicas capazes de direcionar uma série de comportamentos, situações e experiências, oferenendo assim uma espécie de unidade para elas.

O processo é mais importante que a experiência particular?

Depende da situação, geralmente analisar o processo faz com que você tenha uma visão mais abrangenrte da situação, podendo observar que certos problemas podem ser verificados em mais de uma pessoa.

Trabalhar é também um processo?.

Sim, existem diversos elementos que estão presentes em todas as experiências particulares de trabalho, o problema maior está em defni-las.

Filósofos estudam o trabalho?

Sim, mas não somente eles: economistas, advogados,historiadores, geográfos, sociológos, antropologos, artistas, médicos entre outros, todos esses podem se dedicar a estudar o trabalho, pois como foi dito a visão de processo permite que se estude várias atividades ou se quiser pode chamar de variáveis.

Quais são os principais pontos de vista sobre o trabalho?

Existem dois pontos de vista: O otimista, que diz que trabalhar é uma atividade que faz com que o homem cresça cada vez mais e a melhor forma de valorizar este trabalho é vendendo ele em um mercado ( ADAM SMITH, defende essa ideia no livro " A riqueza das nações") e a visão PESSIMISTA em que o trabalho é uma atividade fundamental dos homens, mas que a apartir do momento que ele se torna mercadoria ou é controlado de alguma maneira ele deixa de ser uma solução e torna-se um problema. ( posição de Karl Marx defendida em livros como " Aideologia Alemã "e "o Capital").

Qual a visão de nosso mercado de trabalho?

Otimista, acredita-se hoje em dia que o trabalho é fonte de dignidade e criatividade, sendo o mercado a maneira mais correta de fazer com que os homens desenvolvam aquilo que posuem de melhor.

Qua o papel da visão pessimista em nossa sociedade?

Papel questionador, pois a visão pessimista não concorda com a ideia do trabalho ser controlado e organizado pelo mercado, ou seja, por atividades lucrativas.

As pessoas concordam com a visão pessimista?

Em parte sim, mas a maioria não acredita que essa prposta seja coerente, pois alimenta-se a ideia de que é possível melhorar o mundo com as "regras atuais" do jogo, ou seja do controle do trabalho pelo mercado.

Proposta de reflexão: Com base no pequeno texto explicativo faça um texto argumentativo em que você desenvolva o tema "Trabalhar para viver ou viver para trabalhar?"

Roteiro para desenvolvimento do texto.

1. Tome uma posição acerca do trabalho (otimista ou pessimista).

2. Defenda um conceito incial de trabalho que seja coerente com a sua visão adotada.( trabalhar para viver ou viver para trabalhar)

3. Exponha pontos positivos de sua posição com argumentos vindo da experiência partircular do trabalho.

4. Exponha pontos negativos da visão adotada.

5. Faça uma análise e se posicione observando qual é o fator mais importante (o positivo ou o negativo) dizendo o porque de seu papel.

6. Finalize seu texto reafirmando ou negando a proposta desenvolvida acerca do trabalho.

Boa sorte mentes brilhantes!

Obs: Prazo una semana (31/05),manuscrito, almaço e letra legível.


 
 
 

Comments


Who's Behind The Blog
Recommanded Reading
Search By Tags
Follow "THIS JUST IN"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Also Featured In

    Like what you read? Donate now and help me provide fresh news and analysis for my readers   

Doar com PayPal

© 2023 by "This Just In". Proudly created with Wix.com

bottom of page