Atividade 2º ano
- filosofiarafael01
- 2 de jun. de 2015
- 7 min de leitura
37- No contexto da Filosofia Clássica, Platão e Aristóteles possuem lugar de destaque. Suas concepções, que se opõem, mas não se excluem, são amplamente estudadas e debatidas devido à influência que exerceram, e ainda exercem, sobre o pensamento ocidental. Todavia é necessário salientar que o produto dos seus pensamentos se insere em uma longa tradição filosófica que remonta a Parmênides e Heráclito e que influenciou, direta ou indiretamente, entre outros, os racionalistas, empiristas, Kant e Hegel.
Observando o cerne da filosofia de Platão, assinale nas opções abaixo aquela que se identifica corretamente com suas concepções.
a) A dicotomia aristotélica (mundo sensível X mundo inteligível) se opõe radicalmente as concepções de caráter empírico defendidas por Platão.
b) A filosofia platônica é marcada pelo materialismo e pragmatismo, afastando-se do misticismo e de conceitos transcendentais.
c) Segundo Platão a verdade é obtida a partir da observação das coisas, por meio da valorização do conhecimento sensível.
d) As concepções platônicas negam veementemente a validade do Inatismo
e). Para Platão, a realidade material e o conhecimento sensível são ilusórios.
“Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. (...) Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?”. (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).
Em relação ao célebre mito da caverna e às doutrinas que ele representa, assinale V para as questões corretas e F para as Falsas. ( ) No mito da caverna, Platão pretende descrever os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização social dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam em cavernas. ( ) O mito da caverna faz referência ao contraste ser e parecer, isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem e que é assumido por Platão em sua famosa teoria das Idéias. ( ) O mito da caverna simboliza o processo de emancipação espiritual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o indivíduo das sombras da ignorância e dos preconceitos. ( ) É uma característica essencial da filosofia de Platão a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível; o primeiro ocupado pelas Idéias perfeitas, o segundo pelos objetos físicos, que participam daquelas Idéias ou são suas cópias imperfeitas. ( ) No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.
V, F, F, F, F
V,V,V,F,V
F,F,F,V,F
F,V,V,V,V
V,V,V,V,V
39 O texto é parte do livro VII da República, obra na qual Platão desenvolve o célebre Mito da Caverna. Sobre o Mito da Caverna, é correto afirmar.
I. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o do
conhecimento do verdadeiro ser.
II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.
III. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.
IV. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e III são corretas.
b). Somente as afirmativas I e IV são corretas
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
40
No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a
A) Suspensão do juízo como reveladora da verdade.
B) Salvação da condição mortal pelo poder de Deus
C). Realidade inteligível por meio do método dialético.
D) Essência das coisas sensíveis no intelecto divino.
E) Ordem intrínseca ao mundo por meio da sensibilidade.
Leia o texto e respondas as questões 41 e 42 ,abaixo
41 “A dupla determinação do trabalho é exposta por Marx nos Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844. Neste escrito, Marx apresenta o trabalho, por um lado, como auto-gênese humana, mediante relação recíproca com a natureza, que faz do homem não apenas um ser natural, objetivo, mas um ser natural humano, um ser para si próprio, um ser universal, genérico. Desse modo, afirma-se que o trabalho distingue o homem do animal. Tal hipótese é explicitamente exposta em A Ideologia Alemã, quando Marx assevera que a distinção entre os homens e os animais só começa a existir quando aqueles iniciam a produção dos seus meios de vida”
Fonte: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/6_RenatoAlmeidadeOliveira.pdf
Segundo o texto o conceito de trabalho em Marx:
É fundamental, pois é através dele que o homem pode chegar a ser homem, porém com a ressalva que existem outras maneiras de realizar tal
Assume um papel negativo, uma vez que trabalho é uma condição secundária no pensamento do autor.
É Irrelevante, uma vez que Marx não se preocupa em defini-lo com precisão.
. tarefa Assume um papel positivo, pois é o elemento central de determinação do homem e sua humanidade.
Nenhuma das alternativas.
42 “Marx apresenta o trabalho, por um lado, como auto-gênese humana, mediante relação recíproca com a natureza, que faz do homem não apenas um ser natural, objetivo, mas um ser natural humano, um ser para si próprio, um ser universal, genérico”. A relação de reciprocidade (troca) entre os seres humanos e natureza pode ser melhor compreendida:
Os seres humanos necessitam da natureza somente para sanar as suas necessidades mais básicas, uma vez realizada esta tarefa a tendência é o afastamento da relação homem/natureza.
A relação homem/natureza é uma condição fundamental e passa por todas as dimensões dos indivíduos, desde a natural ( necessidades básicas) até as sociais ( dimensão sócio-cultural) .
Os seres humanos não necessitam da natureza para absolutamente nada, é apenas um capricho criado pelo hábito entre os indivíduos.
Para Marx, o trabalho é a peça chave para compreender como a natureza funciona.
Nenhuma das alternativas.
Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.
MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In: Marx, K; ENGELS, F. Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1977 (adaptado)
Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que:
A. o proletariado seja contemplado pelo processo de mais – valia.
B. o trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.
C. a consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso humano.
D. a autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico.
E. a burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.
Leia o texto e responda as questões abaixo 44 e 45
44 “ Ao apropriar-se dos objetos em suas relações com o mundo, o homem cria, simultaneamente, suas esferas espirituais, materiais e até biológicas, já que os sentidos humanos são vistos como coletivos em sua forma e dependentes do modo como se objetiva a natureza. Assim, a esfera natural é apropriada como parte do corpo humano, pois a criação do mundo cultural depende dos meios fornecidos pelo mundo sensorial. Para além da construção de simples meios de sobrevivência, o homem estabelece uma mediação entre si e a natureza, produzindo e reproduzindo sua existência material, vital e espiritual.”
- Segundo Marx, o homem possui um papel perante a si e aos outros, respectivamente:
O homem se comporta de forma individualizada, pois os seus valores fundamentais, dizem respeito somente à aquele que produziu, no caso o próprio indivíduo.
Os homens possuem um papel passivo perante a Natureza e mesmo perante aos demais indivíduos, demonstrando sua indiferença em relação ao que é produzido no mundo.
Os seres humanos possuem duas dimensões, a ativa em que se criam e recriam as mais diversas formas de relacionamento entre os homens e consigo mesmo ( culturas, hábitos, linguagem, forma de organizar o trabalho) e a passiva em que a relação com a natureza impõem severas restrições.
Os homens só necessitam uns dos outros em condições especiais, sendo a vida solitária a forma pela qual se desenvolvem as maiores e melhores representações culturais.
Nenhuma das alternativas.
45- “Assim, a esfera natural é apropriada como parte do corpo humano, pois a criação do mundo cultural depende dos meios fornecidos pelo mundo sensorial. Para além da construção de simples meios de sobrevivência, o homem estabelece uma mediação entre si e a natureza, produzindo e reproduzindo sua existência material, vital e espiritual.” Segundo o texto, a maneira pela qual os indivíduos constroem sua personalidade (subjetividade) é:
A personalidade dos homens é um dado da natureza ou seja, os homens já nascem com ela.
Os valores humanos são inexplicáveis, cabendo ao acaso a forma como eles são produzidos.
A subjetividade ou a personalidade humana dependem simplesmente de critérios racionais.
A subjetividade independe do contato com outros indivíduos.
. A subjetividade humana é construída através de relações complexas entre os homens e a natureza, podendo ser constantemente alterada na medida em que se alteram as formas de relacionamento de ambas.
46 - Partindo de uma perspectiva marxista de análise da relação entre democracia e meios de comunicação de massa, aponte a alternativa correta.
a) Não passa de um mito a afirmação segundo a qual os meios de comunicação de massa são porta-vozes dos interesses da coletividade, já que no fundo, eles estão subordinados à lógica do capital que domina o mundo da mercadoria.
b) A concentração da propriedade de emissoras de rádio, televisão, jornais e editoras nas mãos de grupos empresariais restritos revela como, numa sociedade democrática, as pessoas dotadas de competência e competitividade obtêm sucesso econômico.
c) A concentração da propriedade dos meios de comunicação nas mãos de certos grupos empresariais tende a lhes proporcionar maior capacidade tecnológica para fazer circular, democraticamente as informações, funcionando assim, como garantia do exercício da cidadania.
d) . Desde a antiguidade clássica, a imprensa sempre atuou em favor de grupos minoritários, procurando moldar a opinião pública em função dos interesses de classe dos proprietários dos meios de produção e dos meios de comunicação de massa
e- Nenhuma das alternativas.
47- Para Karl Marx a história da humanidade é toda ela de exploração dos mais ricos pelos mais pobres. Quais das seguintes categorias fazem parte dos escritos de Marx?
Classe, trabalho e alienação
Classe, trabalho e totemismo
Trabalho, totemismo e feminismo
Trabalho, pós-modernidade e alienação
Totemismo, feminismo e pós-modernidade
Comments