Imperialismo ( 1870-1914) - Mourão.
- filosofiarafael01
- 23 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
A partir de 1870 a Europa passa por grandes transformações, sendo a principal delas o surgimento de indústrias. Os principais países que se industrializaram foram Inglaterra, França e Alemanha, causando uma série de problemas entre eles por causa da intensa concorrência que se estabeleceu.
Sabemos que um país industrializado busca sempre aumentar seu mercados, pois: " quem produz muito quer vender muito também", no entanto essa lógica não podia ser reproduzida por todos os países, uma vez que a vitória de um significava a derrota de outro.
Temos então a seguinte pergunta: Como evitar com que a concorrência, ou seja, a disputa industrial, levasse um desses países a falência?
Podemos responder essa pergunta de diversas maneiras, mas vamos simplificar e dizer que a melhor maneira de evitar a concorrência é abaixando os preços dos produtos que o país pode vender no mercado mundial.
A tarefa é meio complicada mas pode ser conseguida com algumas medidas
1- Aumentar a quantidade ( volume) de produto produzido.
2- Conseguir Matéria Prima com um preço mais barato
3- Estimular o aparecimento de mão de obra mais barato
4- Ampliar o surgimento de novas tecnologias que aumente a Produtividade.
Obs: Produtividade = Maior quantidade de produtos em um tempo menor de trabalho.
A divisão da África

A conferência de Berlim de 1884, reuniu diversos países Europeus no intuito de "criarem as regras" de divisão dos territórios na África.
Dentre os países que participaram podemos destacar: Alemanha, Inglaterra, França, Portugal, Belgica, Espanha e Itália. Podemos perceber que todos são países Europeus e que estão "desesperados" por territórios que lhes garantam lucratividade.
Desorganização do modo de vida africano
Um dos maiores problemas de se recolonizar a África era produzir pobreza para o continente, uma vez que a riqueza e a mão de obra barata serviam de "trampolim" para aumentar os lucros das potências Euroéias. Além disso, o modo de vida africano era muito diferente do modo de vida europeu, vejamos:
1- A África organizava seus territórios a partir de tribos e seus costumes, com isso a ideia de estabelecer fronteiras fora das regras das tribos, gerou intensos conflitos, pois os europeus não se preocuparam em dividir tribos amigas e juntar inimigas em um mesmo local, gerando um clima de conflito nesses "LOCAIS ARTIFICIAIS".
2- A lingagem foi duramente afetada, pois diferentemente dos dialetos locais criados pelos africanos, os dominaores imperialistas, exigiam o seu idioma como forma de comunição na região dominada.
3- O Cristianismo e a ideia de um deus único, já estava presente na África, mas é reforçada pela domição Europeia, tornando as diversas práticas religiosas ( principalmente as politeístas ) um "PROBLEMA" a ser resolvido.
Comentarios