Questões Filosofia da Educação (1º anos ETEC)
- filosofiarafael01
- 23 de ago. de 2015
- 5 min de leitura
21- Observe o texto e responda a questão a abaixo,
“Eis uma constatação indiscutível: o homem é uma realidade extremamente complexa. Isso é verdade, antes de tudo, na ordem das ações. Ele exerce atividades, de todo gênero: conhece, estuda, escreve, fala, trabalha, joga, reza, canta, ama, sofre, diverte-se, come, etc. E cada uma destas atividades suscita questões e problemas de difícil solução. Mas a complexidade acentua-se ainda mais quando se passa do plano da ação ao do ser. Então nos perguntamos: quem é este indivíduo singular que chamamos Eu e que qualificamos como pessoa? O que é que permite a seu corpo explicar as mencionadas atividades, muitas das quais transcendem tão abertamente os confins da materialidade?”
Fonte: http://oficina-de-filosofia.blogspot.com.br/p/introducao-antropologia-filosofica.html
Os seres humanos possuem propriedades distintas da de outros animais, sua complexidade se deve:
a- A sua capacidade de reproduzir exatamente o mesmo comportamento que os animais, só que com algumas modificações.
b- Seres humanos são completamente influenciados pelas forças da Natureza, sendo seus pensamentos meros reflexos das experiências vividas por eles.
c- A complexidade dos homens está diretamente ligado a sua capacidade de escolha ( agir), pois cantar, amar, sofrer entre tantas outras atividades é fruto de uma intensa troca de experiências somadas a reflexões que produzem a “todo instante” novas formas de relacionamento entre os homens e até a mesmo a natureza.
d- Seres humanos e os demais seres vivos da natureza não possuem diferenças significativas que mereçam destaque.
e- Todas as afirmações acima estão corretas.
22 – Observe o texto e responda a questão abaixo
“Por mais que adestremos os animais superiores e os façamos se aproximar de comportamentos semelhantes aos humanos, eles jamais conseguirão transpor o limite que separa a natureza da cultura. Esse limiar encontra-se na linguagem simbólica, na ação criativa e intencional, na imaginação capaz de efetuar transformações inesperadas.” ( Filosofando, p. 39)
Segundo o texto, os seres humanos se destacam de outros animais pela
a- Força descomunal que o porte biológico humano predispõe naturalmente.
b- Pela capacidade de criar sons, instintivamente, graças as condições biológicas e naturais do ambiente.
c- Não existe diferença entre animais ditos “superiores” e os seres humanos.
d- Pela capacidade de produzir cultura e linguagem, através de um processo complexo que envolve questões biológicas, naturais e sociais dos indivíduos.
e- Nenhuma das anteriores.
23- Leia o texto e responda a questão abaixo
“É impossível sobrepor, no homem, uma primeira camada de comportamentos que chamaríamos de ‘naturais’ e um mundo cultural ou espiritual fabricado. No homem, tudo é natural e tudo é fabricado, como se quiser, no sentido em que não há uma só palavra, uma só conduta que não deva algo ao ser simplesmente biológico- e que ao mesmo tempo não se furte à simplicidade da vida animal” ( Merlau – Ponty, Fenomenologia da percepção, p.257)
“ No homem, tudo é natural e tudo é fabricado”, pode significar :
a- Existe uma relação de superioridade do natural frente ao que se compreende por fabricado.
b- Uma relação de semelhança entre os conceitos de natural e fabricado, pois este ( “fabricado”) significa tudo aquilo que é dado ao homem sem que exista a sua intervenção.
c- Existe uma certa superioridade do fabricado em relação ao natural.
d- Fabricado significa atividade humana instintiva apenas.
e- Existe uma relação de dependência mútua, pois o homem enquanto ser biológico e natural é um fato, ao mesmo tempo que sua capacidade de transformação e ressignificação dessa condição também.
24 – Observe o texto e responda a questão abaixo:
A linguagem é um instrumento que nos permite pensar e comunicar o pensamento e estabelecer diálogos com nossos semelhantes e dar sentido à realidade que nos cerca. Quando nos referimos a linguagem, a primeira da qual no lembramos é a linguagem verbal, tanto oral quanto escrita. Por meio dela, nomeamos objetos, formamos conceitos e articulamos nosso pensamento sobre o mundo, quer sobre o mundo subjetivo de sentimentos e desejos, que sobre o mundo objetivo exteriroir a nós. ( Filosofando, p.43)
Segundo o texto a definição de linguagem
a- Instrumento de baixa complexidade e se assemelha a dos demais animais.
b- Capacidade desenvolvida pelos seres humanos para descreverem a realidade exatamente da maneira como ela é ( realidade em si mesma)
c- Capacidade de reconstruir a realidade através de representações do mundo, seja em sua forma subjetiva com seus sentimentos e desejos, seja na sua forma objetiva, com seu funcionamento independente de sua existência.
d- Forma pela qual damos nomes aos objetos, mas sempre de uma maneira individual, ou seja, depende sempre do indivíduo e não da sociedade para a produção dos conteúdos da linguagem.
e- Todas estão corretas.
Linguagem e ciência
25- Observe o texto e responda a questão abaixo
“As ciências exatas são uma forma monológica do conhecimento: o intelecto contempla uma coisa e pronuncia-se sobre ela. Há um único sujeito: aquele que pratica o ato de cognição (de contemplação) e fala (pronuncia-se). Diante dele, há a coisa muda. Qualquer objeto do conhecimento ( incluindo o homem) pode ser percebido e conhecido a título de coisa. Mas o sujeito como tal não pode ser percebido e estudado a título de coisa porque, como sujeito, não pode, permanecendo sujeito, ficar mudo; conseqüentemente, o conhecimento que se tem dele só pode ser dialógico” ( Bahktin, Linguagem e diálogo)
As ciências exatas e humanas comportam-se de forma diferente no que diz respeito ao uso da linguagem, as diferenças básicas seriam:
a- As ciências exatas buscam interpretar essencialmente aquilo que os homens “acreditam” ser verdade.
b- As ciências exatas são monológicas, ou seja, assumem uma postura linguística em que o sujeito ( o pesquisador) conhece o objeto “tal como ele é”, diferente das ciências humanas dialógicas, que interpretam que o sujeito que estuda, também traz bagagens consigo e por isso deve ser considerado na pesquisa.
C- As ciências humanas são monológicas, ou seja, assumem uma postura linguística em que o sujeito ( o pesquisador) conhece o objeto “tal como ele é”, diferente das ciências exatas, dialógicas, que interpretam que o sujeito que estuda, também traz bagagens consigo e por isso deve ser considerado na pesquisa.
d- Ciências humanas e ciências exatas não possuem diferenças significativas.
e- Nenhuma das anteriores.
Linguagem intersubjetiva.
Observe o texto e responda as questões abaixo:
“A compreensão é uma forma de diálogo; ela está para a enunciação assim como a réplica está para a outra no diálogo. Compreender é opor à palavra do locutor uma contrapalavra.” ( Bahktin, Linguagem e diálogo)
26 - Bahktin afirma que a compreensão,
a- É fruto de uma inter-relação ( “troca”) de experiências entre indivíduos, somente possível por que podemos transmitir nossas ideias a partir de situações dialógicas ( diálogo).
b- É uma ferramenta da razão humana exclusivamente subjetiva, ou seja, cada um tem a sua.
c- É algo dado aos seres humanos, ou seja, de alguma maneira nascemos sabendo o que as coisas significam, mesmo que sejam simples e genéricas.
d- É uma atividade violenta, pois como cada sujeito possui a sua, o que se tem é um jogo de imposições.
e- Nenhuma das alternativas anteriores.
27 - . “Compreender é opor à palavra do locutor uma contrapalavra”, uma possível interpretação da frase seria
a- Compreender é um ato isolado.
b- Compreender é assumir que devemos aceitar a palavra do outro.
c- Compreender é garantir que o outro possa falar para que você fale também.
d- Compreender é buscar justificações para que a palavra do outro possa ser aceita ou não.
e- Todas estão corretas.
28- Observe a Tirinha e responda a questão abaixo

Fonte; http://tirasdemafalda.tumblr.com/image/74831000164
O Recurso da intertextualidade é muito utilizado para que se compreenda uma tirinha de jornal, nesse caso temos a linguagem verbal e imagética se entrecruzando, nos permitindo compreender que
a- Mafalda literalmente desejava ficar mais bonita.
b- O “creme de beleza” foi uma forma simbólica de representar os problemas da ordem global anunciada pelo rádio, no qual a solução seria “embelezar este mundo feio”.
c- Não existe intertextualidade nesta tirinha
d – O Panorama Mundial é uma situação secundária, pois o mais interessante é a atitude “arteira” de Mafalda.
e – Nenhuma das anteriores.
Commentaires