Questões de Filosofia da Ciência ( ETEC 2º anos)
- filosofiarafael01
- 23 de ago. de 2015
- 5 min de leitura
Observe o texto e responda as questões 21 e 22
Todos aqueles que ousaram proclamar a natureza como assunto exaurido para o conhecimento, por convicção, por vezo professoral ou por ostentação, infligiram grande dano tanto à filosofia quanto às ciências. Pois, fazendo valer a sua opinião, concorreram para interromper e extinguir as investigações. Tudo mais que hajam feito não compensa o que nos outros corromperam e fizeram malograr. Mas os que se voltaram para caminhos opostos e asseveraram que nenhum saber é absolutamente seguro, venham suas opiniões dos antigos sofistas, da indecisão dos seus espíritos ou, ainda, de mente saturada de doutrinas, alegaram para isso razões dignas de respeito. Contudo, não deduziram suas afirmações de princípios verdadeiros e, levados pelo partido e pela afetação, foram longe demais. De outra parte, os antigos filósofos gregos, aqueles cujos escritos se perderam, colocaram-se, muito prudentemente, entre a arrogância de sobre tudo se poder pronunciar e o desespero da acatalepsia. Verberando com indignadas queixas as dificuldades da investigação e a obscuridade das coisas, como corcéis generosos que mordem o freio, perseveraram em seus propósitos e não se afastaram da procura dos segredos da natureza.
Fancis Bacon , Novum Organum p.1
Fonte: http://www.psb40.org.br/bib/b12.pdf
21- Francis Bacon é considerado um dos fundadores do método da ciência moderna, em seu livro “Novum Organum” o filósofo expõe os caminhos necessários para que se possa fazer uma verdadeira ciência. Uma das primeiras preocupações explícitas no texto é:
a-Garantir que a ciência seja sempre realizada por autoridades, que detém a verdade indiscutível.
b-Assumir que ciência e opinião são complementares na medida em que não existe “verdade”, sem acharmos algo.
c-Denunciar o problema de assumir um conhecimento como válido, somente por que foi estabelecido pela tradição e autoridade.
d-Denunciar que as autoridades sabem muito mais do que as pessoas de fato consideram.
e-Nenhuma das alternativas.
22- Sobre o Conhecimento, Francis Bacon afirma.
a-É indiscutível, a partir do momento em que se torna uma verdade.
b-É possível discuti-lo, mas sem romper com a tradição que está em volta dele.
c-Só é possível para uma minoria letrada.
d-São sempre discutíveis, uma vez que nenhum saber é absolutamente seguro.
e-Nenhuma das alternativas.
Observe o texto e responda as questões 23e 24
Ao apontar o instrumento para o céu, Galileu fez muitas descobertas que revolucionaram os estudos astronômicos. Ele mostrou, por exemplo, que a Lua não tem uma superfície lisa, mas está cheia de crateras. Observando as estrelas, percebeu que elas não eram "fixas" e que a Via Láctea não era feita, como dizia Aristóteles, por exalações celestiais, mas por um conjunto de estrelas. E descobriu quatro planetas (hoje satélites) girando em torno de Júpter.
Estudando a relação entre os planetas e os satélites, Galileu percebeu que a Terra não era o centro do universo, como dizia Aristóteles em sua teoria teocêntrica, adotada pela Igreja Católica. Para Galileu, nosso planeta era apenas um astro orbitando ao redor do Sol. Foi a partir daí que passou a defender o heliocentrismo. Isso lhe rendeu muitos problemas com a Inquisição. O astrônomo foi julgado e condenado por um tribunal do Santo Ofício. Foi obrigado a rechaçar suas descobertas. Ficou em prisão domiciliar próximo a Florença, e morreu doente em 1642.
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/telescopio-inventado-galileu-ha-400-anos-revolucionou-astronomia-494115.shtml
23 - O método de investigação de Galileu, envolvia:
a-A filosofia como conhecimento seguro sobre o mundo.
b-A lógica e a Física aristotélica como referência indiscutível.
c-A matemática como ferramenta exclusiva de investigação
d-A literatura e a Bíblia como formas auxiliares de investigação.
e- A Experimentação e a matemática como ferramenta de rigor lógico.
24- O Impacto das teorias de Galileu se deve a:
a-A complementariedade de suas descobertas com as teses defendidas pela Igreja Católica.
b-A divergência com a Igreja católica, mas ainda afirmando a tese do Geocentrismo.
c-Tese Heliocêntrica rompia com os paradigmas aristotélicos-ptolomaico assumidos até então como verdade pela igreja.
d-Complementariedade de suas teses com toda a astrologia de seu tempo, deixando a igreja preocupada com suas conclusões.
e-Nenhuma das afirmações anteriores.
Observe o texto e responda as questões 25 e 26.
As reflexões dessa época o levaram a formular importantes teorias. Ao observar uma maçã caindo de uma árvore, Newton começou a pensar que a força que havia puxado a fruta para a terra seria a mesma que impedia a Lua de escapar de sua órbita. Descobriu a lei da gravitação universal. Foi a primeira vez que uma lei física foi aplicada tanto a objetos terrestres quanto a corpos celestes. Ao firmar esse princípio, Newton eliminou a dependência da ação divina e influenciou profundamente o pensamento filosófico do século 18, dando início à ciência moderna.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/isaac-newton.jhtm
25 - O método newtoniano, em comparações com as descobertas de Galieleu,
a-É inferior, pois Newton não utilizou de lunetas para realizar suas descobertas.
b-É superior, pois Newton utilizou a matemática e a experimentação para aumentar o grau de generalidade de suas descobertas, mas sempre reconhecendo os feitos de Galileu.
c-Não devemos comparar estes métodos pois suas descobertas falam sobre coisas distintas.
d-É superior por que Newton desenvolveu ferramentas matemáticas sofisticadas que não dependiam de experimentação para observar os fenômenos da natureza.
e-Nenhuma das alternativas.
26- Os impactos das descobertas de Newton foram,
a-De grande consideração, pois afirmava que a dinâmica dos corpos celestes possuíam identidade com a dinâmica dos corpos terrestres, contribuindo para a perda da influência da mística celestial, das escolhas divinas
b-De baixa consideração, pois a física newtoniana exagerava nas generalizações.
c-De grande consideração, pois afirmava que a dinâmica dos corpos celestes possuíam identidade com a dinâmica dos corpos terrestres, reafirmando as teses de que a física é o motor da vontade divina.
d-Irrelevantes, uma vez que a física “galileana” já tinha aberto campos férteis de investigação.
e-Nenhuma das alternativas.
Observe o texto e responda as questões 27 e 28
Ora, ciência e sociedade não são duas realidades autônomas, que mantenham entre si apenas relações de exterioridade. Se tomarmos a ciência como produto do trabalho de indivíduos especialmente treinados, efetuado em organizações específicas, segundo uma divisão de trabalho e obedecendo a normas institucionalizadas, veremos que suas condições de produção, reprodução e utilização são produto histórico de relações sociais e de produção. A ciência moderna - fruto da chamada Revolução Científico-Tecnológica - surge historicamente ligada às transformações no modo capitalista de produção e aos interesses de classe aí configurados. No entanto, as características institucionais e organizacionais da produção científica não podem ser tomadas como epifenómeno, reflexo mecânico de determinações externas ao campo. Os campos intelectual, em geral, e científico, em particular, possuem uma autonomia relativa que ~ deve ser lembrado - foi progressivamente constituindo-se dentro de sociedades históricas. Nesse sentido, possuem suas normas internas de legitimidade, de consagração, rituais específicos, relações de poder, etc.
Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003475901978000400010&script=sci_arttext
27 – A relação ciência e Sociedade mostra-se, segundo o texto,
a-Como algo secundário, pois a ciência e seu método de investigação permite com que o cientista “se livre” de todas as suas bagagens valorativas.
b-Como algo secundário, pois as descobertas científicas quando verdadeiras, independem das influência dos valores pessoais dos cientistas.
c-Fundamentais, uma vez que ciência não existe, o que se tem é um conjunto de justificações ( opiniões) mais elaboradas.
d-Fundamentais, pois os valores sociais que os cientistas absorvem, são encontrados de alguma maneira nas realizações científicas, mesmo que de maneira indireta.
e-Nenhuma das alternativas.
28- A autora defende a relação ciência e sociedade, no entanto.
a-Procura diminuir esta problemática afirmando que as descobertas científicas são mais importantes.
b-Defende que a ciência possui protocolos ( normas) internos que justificam minimamente a qualidade e a necessidade da produção, bem como relações de poder internas ao cotidiano científico.
c-Procura assumir uma postura de contestação da validade científica, uma vez que a sociedade determina todos os padrões de conhecimento dela.
d-Procura diminuir esta problemática, assumindo que os cientistas são pessoas letradas e criteriosas, podendo assumir um papel de autocrítica em relação aos seus próprios valores.
e-Nenhuma das alternativas.
Comentários